Lançamento do livro “Bioética, Filosofia e Biotecnologia”


Quarta feira 7 de novembro às 18:30 hrs. no Centro Histórico Mackenzie.

O livro “Bioética, Filosofia e Biotecnologia” é o Resultado de uma parceria de mais de 10 anos entre o Curso de Filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, e o Centro de Biotecnologia da Universidade de Concepción do Chile. O coração desta parceria foi a realização de Cursos de Verão no mês de janeiro na Universidade de Concepción. Mas também houve o intercâmbio de professores e alunos, com a realização de palestras e atividades de pesquisa. O Professor Jorge Luis Gutiérrez e a Professora Sofia Valenzuela foram os coordenadores destas atividades.

Nos últimos anos outros atores se somaram ao Projeto: O Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mac-kenzie, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno, e o Grupo de pes-quisa DELPHOS, do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Luis Gutiérrez.

Este livro quer principalmente prestar uma homenagem ao Prof. Dr. Jaime Patrício Rodríguez, diretor do Centro de Biotecnologia entre os anos 2006 a 2017, ano que veio a falecer. O Prof. Dr. Jaime Patrício Rodríguez foi sempre um entusiasta e apoiador da parceria entre as Universidades.

A Profª. Drª. Sofía Valenzuela Águilar é professora titular da Faculdade de Ciências Florestais da Universidad de Concepción do Chile. É formada em Bioquímica pela Universidade do Chile e se doutorou (Dr Rer Nat) pela Universidade de Braunschweig, Alemanha, onde se especializou em plantas transgênicas. Foi uma das criadoras do Centro de Biotecnologia da Universidade de Concepción, onde atualmente é pesquisadora responsável pelo Laboratório de Genômica Florestal. Sua linha de pesquisa tem sido a Genômicas em espécies Florestais, onde liderou mais de 10 projetos com financiamento estatal e privado e possui mais de 40 publicações científicas nessa área e já formou mais de 40 alunos de graduação, mestrado e doutorado. Ela foi a criadora do curso de graduação de Engenharia em Biotecnologia Florestal da Universidade de Concepción, e também da pós-graduação em "Biossegurança associada a organismos geneticamente modificados”. Ela recebeu reconhecimento nacional como uma mulher de importancia internacional na área de ciência e tecnologia, participando do diretório do Instituto de Forest Bioscience. A professora Sofia é palestrante frequente em congressos nacionais e internacionais (É fluente em Espanhol, Frances, Holandês, Alemão e ingles). Paralelamente, atua na divulgação científica, onde realiza palestras sobre organismos geneticamente modificados, biotecnologia e seu impacto na sociedade, e especialmente sobre as consequências bioéticas desta área científica. Ela nasceu no Chile, mas viveu a infância e adolescência nos Estados Unidos.

O Prof. Dr. Jorge Luis Gutiérrez, possui doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Possui graduação em Filosofia - Faculdades Associadas do Ipiranga (1994), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Teologia e História (1988), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Bíblia (1987). Possui cursos de especialização em Israel e Chile. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Faculdade de São Bento (FSB). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Ética. Teve bolsas de pesquisa nos Estados Uni-dos, França, Espanha e México. Foi chefe do Departamento de Filosofia da Universidade Mackenzie (2001- 2004). Também foi professor titular da Umesp. Dentro de sua área de interesse, especializou-se em filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia da religião e filosofia espanhola. Tem pesquisado, em diálogo com a física, temas como o acaso, a imprevisibilidade, a incerteza, a irreversibilidade e a liberdade humana. Em diálogo com a literatura, tem pes-quisado as relações entre filosofia e poesia. É membro da “Sociedad Ibérica de Filosofía Griega”. É editor da Revista Pandora Brasil e da Revista Primus Vi-tam. E autor dos livros de Filosofia: “Aristóteles em Valladolid” (Editora Mac-kenzie) sobre os conceitos de guerra justa e povos naturalmente escravos, e “Amor e Filosofia, um romance da época dos papiros (Editora Giostri). Foi coordenador dos livros “Miguel de Unamuno e o existencialismo”, “Filosofia e Literatura” e “Educar para a vida inteira. Lanternas Filosóficas e Pedagógi-cas”. E dos livros de poesia: “Fragmentos de Ternura, Filosofia e Desterro “, “Memorabilia Poetica: oblitus carmina, amore et Desiderio”, “Fragores e Sus-surros” e “Imagens Espelhadas Imagens Reflejadas”. Participa regularmente de congresso internacionais (Grécia, Portugal, Espanha, Chile) e na publicação de artigos e capítulos de livros.

Example pic



Lançamento do Livro "Bioética, Filosofia e Biotecnologia". Organizado pelos professores Jorge Luis Gutiérrez e Sofia Valenzuela do Centro de Biotecnologia da Universidade de Concepción. Quarta feira 7 de novembro, às 18:30 hrs. No Centro Histórico Mackenzie. Com artigos de professores da Universidade Mackenzie, da Universidade de Concepción de Chile e outras Universidades.


SUMÁRIO:

  • INTRODUÇÂO.
    Marina de Neiva Borga.


  • ¿QUE ES BIOSEGURIDAD?.
    Sofia Valenzuela.


  • ÉTICA NO TEMPO DOS GREGOS: A ARTE DO BEM VIVER.
    Jorge Luis Gutiérrez e André da Paz.


  • BIOÉTICA: UMA INTRODUÇÃO.
    Paulo Fraga.


  • OS ANTECEDENTES GREGOS DA BIOÉTICA: HIPOCRATES E O TEXTO “SOBRE O DECORO”, TRADUÇÃO E COMENTÁRIO.
    Jorge Luis Gutiérrez.


  • NATURALEZA HUMANA: PLURALISMO Y UNIDAD BIOLÓGICA.
    Julio Torres.


  • ¿QUÉ ES LA NATURALEZA? UNA REFLEXIÓN SOBRE LAS IDEAS DE BALANCE Y ARMONÍA.
    Patricio Camus.


  • O QUE É DE ESTADO DE NATUREZA?
    Marcelo Bueno.


  • BIOÉTICA COMO UN ASUNTO DE ESTADO: LOS DERECHOS FUNDAMENTALES Y EL BIODERECHO EN LA SOCIEDAD TECNOCIENTÍFICA
    Adriana Ribeiro-Alves


  • EMPATÍA Y MORALIDAD EN FRANS DE WAAL Y MARK JOHNSON.
    Claudia Muñoz Tobar.


  • BIOÉTICA E RELIGIÃO.
    Ricardo Bitún.


  • ORIGEM E PROJETO FILOSÓFICO DE UMA BIOÉTICA GLOBAL.
    Antonio dos Santos .


  • ÉTICA Y TÉCNICA EN DIÁLOGO.
    Rodrigo Pulgar.


  • FICÇÃO CIENTIFICA: DIÁLOGOS ENTRE A IMAGINAÇÃO E A BIOTECNOLOGIA.
    Ana Lúcia Trevisan e Maria Luiza Atik.


  • O QUE É “BIOLOGÍA SINTÉTICA”.
    Sofia Valenzuela e Jorge Luis Gutiérrez.


  • A HOMENAGEM



    SOBRE OS AUTORES

    Adriana Ribeiro Alves
    Mestre em Filosofia Moral pela Universidad de Concepción. Doutoranda em Linguística, com menção em Linguística Aplicada pela mesma Universidade, com pesquisa sobre o discurso jurídico. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, FADI, Brasil. Está profissionalmente vinculada à Uni-versidad de Concepción do Chile, através do Comité de Ética da Vicerrectoria de Investigación y Desarrollo, Bioética y Bioseguridad. É professora da Uni-versidad de Concepción e na Universidad Católica de la Santísima Concepción, nas disciplinas ética em pesquisa, bioética e biodireito, e em marco regulatório de biossegurança. É membro da Federación Latinoamericana y del Caribe de Instituciones de Bioética (FELAIBE) é sócia da Corporación IHCAI Chile - Investigación en Sa-lud (International Health Central American Institute). Desenvolve linhas de pesquisas nas seguintes áreas: filosofia do direito, ética, bioética, biodireito e discurso jurídico. Atualmente, exerce como advogada, com o diploma de graduação reconhecido pelo Ministerio de Relaciones Exteriores de Chile e com equivalência de título homologado por el Gobierno de España.

    Ana Lúcia Trevisan
    Possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Litera-tura Espanhola e Hispano-Americana. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde desenvolve pesquisa na área dos estudos literários com ênfase na Literatura Brasileira e Hispano-americana, principalmente nos temas relacionados à literatura latino-americana contemporânea, às relações dialógicas entre dis-curso histórico e literário e aos limites da narrativa fantástica. Nos últimos anos tem apresentado trabalhos em congressos nacionais e inter-nacionais (México, Canadá, EUA, Peru, Portugal, Áustria, Colômbia e Argenti-na) e publicado ensaios em revistas literárias do México (La palabra y el hombre e Contrapunto) e dos Estados Unidos (Revista e Literatura Mexicana Contemporánea), assim como capítulos em livros no Brasil e na Argentina. Traduziu o romance O último leitor, do escritor mexicano David Toscana. Par-ticipou como curadora do evento Encontros de interrogação, promovido pelo Itaú Cultural, organizando e mediando mesas e debates com escritores brasi-leiros contemporâneos. Participou dos encontros literários promovidos pelo SESC, Leitura a vista, debatendo com Milton Hatoum e diferentes leitores a obra Dois Irmãos. Publicou o libro O espelho fragmentado de Carlos Fuente: literatura e história em Terra Nostra (2008), que estuda os limites do discurso histórico e literário e elabora uma reflexão sobre a cultura ibérica e hispano-americana. De 2008 a 2013 escreveu resenhas de obras literárias na revista Carta Capital (Brasil).

    André da Paz
    É aluno no Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília e integrante da redação da Revista Archai, na Cátedra UNESCO: as Origens do Pensamento Ocidental. Tem graduação em História. Enquanto pesquisador na Archai, tem aprofundado seus estudos na filosofia de Platão, sobretudo nos diálogos Banquete e República, como também nos estudos filológicos em língua grega, ao longo de workshops de tradução e trabalhos de revisão, edição e tradução de textos, desenvolvidos em conjunto na Archai, e aprofundado o estudo e contato com os textos clássicos. Por ser formado em história, seus estudos têm ênfase no mundo antigo, sobretudo na Atenas do Período Clássico, mais especificamente no desenvolvimento da filosofia de Platão no século IV a.C., suas influências na cultura helênica e os desdobra-mentos de seu pensamento no imaginário do período. É membro do grupo de Pesquisa DELPHOS (Universidade Mackenzie) e tem formado parte do comitê organizador do Simpósio Internacional do grupo de pesquisa DELPHOS. Foi estagiário pesquisador no Centro de Biotecnologia da Universidade de Con-cepción do Chile. Tem participado de vários eventos internacionais dos quais se destacam uma apresentação no Curso de Verão sobre Bioética na Universi-dade de Concepción e o Simpósio Ibérico de Filosofia Grega. Também tem escrito capítulos de livros, dos quis se destaca “Ética no tempo dos gregos: a arte do bem viver”, escrito em parceria com o Prof. Dr. Jorge Luis Gutiérrez, do livro “Bioética, Filosofia e Biotecnologia”. Também tem escrito artigos sobre “fantasia fantástica”, sendo o coordenador do número Nº 74 (setembro de 2016) da Revista Pandora Brasil (ISSN 2175-3318) cujo tema foi “Fantasia Fantástica e Filosofia”.

    António dos Santos Queirós.
    Higher education: Doctor of Philosophy (Ph.D.), 2006. Doctorate in philosophy of Sciences. Major subjects: Nature and environmental, philosophy and litera-ture, political philosophy and ethics. From 1997 to 2006. F. of Arts and Hu-manities, U. of Lisbon. Master of Philosophy (Ph.M), 2000. Philosophy of nature and environmental philosophy. Philosophy of Landscape. F. of Arts and Humanities, U. of Lisbon. Master of Arts. (A.M.), 2001. Master's degree in art theory. Fine Arts and Literature. F. of Fine Arts, U. of Lisbon. Post-doctoral Research, 2009. Economy and Tourism. Major subjects: Cultural Tourism and Tourism of Nature (ecotourism). Sustainable Development. Tourism Ethics. U. of Aveiro, Dep. of Economy (U. Salamanca and U. Bordeaux). Researcher and professor. 1991/2017: Higher Education School of Coimbra. Center of Philos-ophy of the U. Lisbon, U. Salamanca and U. Sorbonne. U. Aveiro. U. Bordeaux. Tomar Polytechnique Institut. U. Hong Kong, U. Xiamen. Individual FCT Doc-toral Grants in philosophy, 2000/2004. Supervising, Referee, Reviewer and Adviser: In 1989 established his own researcher group Cefop. Conimbriga (I&D) Teacher’s Professional Training. Research Groups with 150 national and international professors and researchers from all the scientific domains. Elected national director and president of their Scientific-Pedagogical Council. In 2004 found a second research group in the Association of Museum and Science. Centers of Portugal_ (President and CEO). Supervision: 5017 teacher’s continuous training, 60 post-graduate and stages. FCT _ National Foundation for Science and Technology. Scientific reviewer. Social Sciences and Humani-ties. Referee: Philosophica Revue (U. Lisboa). Enrahonar: quaderns de filoso-fia. (U. A. Barcelona). Journal of Tourism and Development. (RT&D), U. Aveiro. Journal of Paleontological Techniques. Adviser, PR China: Education Reform and Development Plan (2010-2020). Secretary General of CCDPCh_ Chamber of Portugal-China Cooperation and Development 葡萄牙- 中国合作 发展 协会. Adviser of Forum dos Serviços, Confederation of trade and services of Portugal (CCP). Publications and Editor: 14 books; 11 scientific films; 30 chapters’ books; 62 scientific papers. Editor of 60 scientific tittles. Interna-tional Funding Highlights: 11 Million €.

    Claudia Muñoz Tobar
    Es Magíster en Filosofía y se doctoró en Lingüística en la Universidad de Con-cepción. Desde 2004 es profesora en el Departamento de Filosofía de esta misma universidad donde dicta las asignaturas de Introducción a la Filosofía y Filosofía Contemporánea. Forma parte, además, del claustro académico del Magíster en Filosofía, impartiendo el seminario de Ética. Ha dictado cursos en el Magíster en Lingüística y el Doctorado en Lingüística de la Universidad de Concepción. Sus intereses disciplinarios, ámbitos de investigación y publica-ción son la pragmática cognitiva del lenguaje, la conceptualización moral y el naturalismo moral. Entre sus publicaciones se cuentan los artículos: "Valor construccional y prototipicidad de metonimias para aconsejar. Contra una lectura fuerte de la tesis fundacional de la pragmática lingüística" (2018), "Sobre el aburrimiento en Humberto Giannini, Harry Frankfurt y Byung-Chul Han" (2016), "La familia como fuente metafórica en teoría moral y su rol formador" (2015), "Transparencia e insubstancialidad de la confianza en la era digital" (2015) y "La naturalización de los conceptos morales: Sobre la tesis de la imaginación moral de Mark Johnson" (2014). Entre 2012 y 2017 fue direc-tora del Departamento de Filosofía de la Universidad de Concepción.

    Jorge Luis Gutiérrez.
    Possui doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Possui graduação em Filosofia - Faculdades Associadas do Ipiranga (1994), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Teologia e História (1988), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Bíblia (1987). Possui cursos de especialização em Israel e Chile. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Faculdade de São Bento (FSB). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Ética. Teve bolsas de pesquisa nos Estados Uni-dos, França, Espanha e México. Foi chefe do Departamento de Filosofia da Universidade Mackenzie (2001- 2004). Também foi professor titular da Umesp. Dentro de sua área de interesse, especializou-se em filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia da religião e filosofia espanhola. Tem pesquisado, em diálogo com a física, temas como o acaso, a imprevisibilidade, a incerteza, a irreversibilidade e a liberdade humana. Em diálogo com a literatura, tem pes-quisado as relações entre filosofia e poesia. É membro da “Sociedad Ibérica de Filosofía Griega”. É editor da Revista Pandora Brasil e da Revista Primus Vi-tam. E autor dos livros de Filosofia: “Aristóteles em Valladolid” (Editora Mac-kenzie) sobre os conceitos de guerra justa e povos naturalmente escravos, e “Amor e Filosofia, um romance da época dos papiros (Editora Giostri). Foi coordenador dos livros “Miguel de Unamuno e o existencialismo”, “Filosofia e Literatura” e “Educar para a vida inteira. Lanternas Filosóficas e Pedagógi-cas”. E dos livros de poesia: “Fragmentos de Ternura, Filosofia e Desterro “, “Memorabilia Poetica: oblitus carmina, amore et Desiderio”, “Fragores e Sus-surros” e “Imagens Espelhadas Imagens Reflejadas”. Participa regularmente de congresso internacionais (Grécia, Portugal, Espanha, Chile) e na publicação de artigos e capítulos de livros.

    Julio Torres Meléndez
    Es Doctor en filosofía por la P. Universidad Católica de Chile y actualmente es Profesor Asociado en el Departamento de Filosofía de la Universidad de Con-cepción, en Concepción, Chile. Ha publicado artículos de investigación filosófi-ca en Theoria. Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia, Teorema. Revista Internacional de Filosofía y Scientiae Studia. Revista Latino-Americana de História e Filosofia da Ciência. Su investigación se ha centrado en problemas acerca de la interpretación esencialista de los conceptos de especie en biología y la naturaleza de la explicación darwiniana y, también, acerca del concepto de naturaleza humana y, recientemente, acerca de problemas de ética ambiental. Dirige la revista Cuadernos de Filosofía.

    Marcelo Martins Bueno.
    É doutor e Mestre em Filosofia Política pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filo-sofia e em Pedagogia. Atualmente é Coordenador e Professor do Corpo Per-manente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou, na Universidade Mackenzie, como Diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia. Foi Co-ordenador do Curso de Graduação em Filosofia, Diretor e Vice-Diretor do Cen-tro de Ciências e Humanidades e Membro da Comissão Especial do Concurso Vestibular. Atuou, ainda, como Chefe de Departamento de Filosofia, Diretor Substituto da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação, Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/setorial) e Comissão Disciplinar Permanente (CDP/setorial) e Professor nos Cursos de Administração, Comércio Exterior, Jornalismo, Letras, Filosofia, Pedagogia e Ensino Médio. Na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, foi professor concursado e coordenador. É bolsista Capes do PIBID como Coordenador de Área Gestão de Processos Edu-cacionais e integrante desde 2007 do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando princi-palmente nos seguintes temas: História da Filosofia, História da Cultura, Filo-sofia Política, Ética, Bioética e Filosofia da Educação.

    Maria Luiza Guarnieri Atik.
    Fez mestrado e doutorado na área de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é docente do Curso de Letras e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mac-kenzie. Foi Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação da UPM e editora acadêmica da Revista Todas as Letras. Como pesquisadora, desenvolve estudos à luz das teorias narrativas e dos conceitos de intermidialidade, anali-sando as homologias e as divergências das soluções estéticas escolhidas na transposição de uma mídia para outra, bem como as especificidades dos códi-gos artísticos em suas múltiplas possibilidades. Publicou artigos e ensaios sobre literatura brasileira, literatura e outras linguagens em livros e revistas acadêmicas. Dentre suas publicações destaca-se a obra Vicente do Rego Mon-teiro: um brasileiro da França.

    Paulo Fraga da Silva.
    Doutor em Educação (ensino de ciências) pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Especia-lista em Bioética pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ética, Valo-res e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação, Arte e Histórica da Cultura da UPM. Ministra aulas na área de Meto-dologia do Ensino de Ciências Naturais (estágio supervisionado), Educação para sustentabilidade e formação de professores nos Cursos de Licenciaturas e Bioética na graduação. Ministra curso de Introdução à Bioética no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Distúrbios do Desenvolvimento da UPM. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP). Co-líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética da UPM (CNPq). Membro da Diretoria da Sociedade Bioética de São Paulo (Regional da Sociedade Brasilei-ra de Bioética). Tem desenvolvido projeto de extensão na área de “Bioética no Ensino Médio” em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo em escolas públicas. Tem experiência na área de Educação, atu-ando principalmente nos seguintes temas: Bioética; Bioética e Educação; Edu-cação em Valores e CTSA (Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente); Formação de Professores e Ensino de Ciências e Biologia.

    Patricio Alejandro Camus Contreras.
    El Dr. Patricio A. Camus es ecólogo y Profesor Titular de la Facultad de Cien-cias en la Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC), Chile, y ha desempeñado diversos cargos académicos a nivel local y nacional. Por más de 30 años ha estado involucrado en el estudio de los fenómenos biológicos que ocurren en los ecosistemas marinos, con un interés particular en los cambios que experimenta la diversidad de las especies a través del espacio (biogeogra-fía) y a lo largo del tiempo (dinámica). Dado que la complejidad de estos fe-nómenos obliga a preguntarse cómo deben ser estudiados para comprenderlos apropiadamente, y en qué forma y a qué grado pueden ser alterados por las acciones humanas, el Dr. Camus ha incursionado también en el ámbito epistemológico que subyace al estudio de los fenómenos biológicos, y en las implicancias de esta problemática en el contexto de la enseñanza de las ciencias y de la ética investigación. El Dr. Camus ha desarrollado los aspec-tos anteriores a través de diversas publicaciones y proyectos de investigación, así como en su docencia y formación de estudiantes de pregrado y postgrado en distintas universidades. Actualmente es jefe del Departamento de Ecología e Investigador Principal del Centro de Investigación en Biodiversidad y Am-bientes Sustentables (CIBAS) de la UCSC.

    Ricardo Bitun.
    Possui graduação em Teologia pelo Seminário Bíblico de São Paulo (1987), graduação em Ciências Sociais pela Universidade São Marcos (1993), mestra-do em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do curso de pós-graduação do Programa de Ciências da Reli-gião da Universidade Presbiterana Mackenzie. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, violência e neopentecostalismo.

    Rodrigo Pulgar Castro
    Es profesor de Filosofía y Magister en Filosofía por la Universidad de Concepción (Chile) y Doctor en Filosofía por la Universidad Pontificia de Salamanca, España. Director del Departamento de Filosofía de la Universidad de Concepción, lugar donde ejerce labores de docencia en pregrado y posgrado e investigación en ética, filosofía y literatura y filosofía y religión. Entre sus publicaciones -a modo de artículos o como capítulos de libros- se destacan algunas: “Baudelaire según Sartre”, “Kant en la filosofía de Unamuno”, “La figura de la relación divinidad-sujeto en la obra El hombre y lo divino de María Zambrano”, “Sobre el sentido de lo humano como conquista derivada de la experiencia religiosa”, “Sueño utópico y conciencia humana”, “Unamuno y el lugar de la fe en una filosofía de sino trági-co”, “María Zambrano: la actualidad de Dios”, “Ética y Literatura. El compromiso de Neruda”, "Filosofía religión y existencia en Unamuno", “Un examen práctico de razón poética en una lectura al Canto General de Pablo Neruda”, “Aproximacio-nes al significado de Dios y sus efectos constitucionales en la persona y la cultu-ra”, “Homenaje en modo de comentario a Humberto Giannini Filósofo de lo cotidiano”, “María Zambrano y el sentido religioso de la existencia”, “El núcleo interrogativo en el `Canto General”, María Zambrano. Aspectos generales de su crítica a la razón moderna secular y sus consecuencias en la religiosidad”, Sobre utopía y persona como elemento antropológico, Unamuno y la paradoja como hermenéutica de la vida religiosa, “Fe y filosofía: Hermenéutica a la experiencia de la fe”, en libro FILOSOFIA – ANPOFGT ÉTICA E CIDADANIA. Publicação referen-te aos 20 anos do GT Ética e Cidadania/ANPOF edición a cargo del Dr. Antonio Glaudenir, Brasil, y los y el libro Neruda a (des)tiempo: aproximación filosófica a un pensamiento poético no deseado, Ediciones Escaparate, Chile, Razón estética y razón poética en Neruda, Ediciones Escaparate, Chile y La ética en la era de la tecnociencia, RIL-VRIM-UDEC. Es miembro del Comité Editorial de la Revista CUHSO (Cultura, Hombre y sociedad), publicación de la U. Católica del Temuco-Chile.

    Sofía Valenzuela Águila
    Es profesora titular de la Facultad de Ciencias Forestales de la Universidad de Concepción. Estudió Bioquímica en la Universidad de Chile y Dr rer Nat de la Universidad de Braunschweig, Alemania (2000), donde trabajó con plantas transgénicas. Ingresa a trabajar a la Universidad de Concepción, apoyando la creación del Centro de Biotecnología de dicha Universidad, donde actualmente es investigadora responsable del Laboratorio de Genómica Forestal. Su línea de investigación ha sido en genómica forestal, donde ha liderado más de 10 proyectos con financiamiento estatal y privado, posee más de 40 publicacio-nes científicas y ha formado a más de 40 estudiantes de pregrado, magister y doctorado. Fue gestora de la carrera de pregrado de Ingeniería en Biotecnolo-gía Forestal en la Universidad de Concepción y un Diplomado de Bioseguridad asociado a Organismos genéticamente modificados, que se realizó junto a la UNIDO desde el 2004 al 2009. Ha recibido reconocimientos nacionales como mujer destacada en ciencia y tecnología e internacionales, participando en el directorio del Institute of Fo-rest Bioscience. Ha dado diversas charlas en congresos nacionales e interna-cionales. A su vez, es activa en la divulgación científica donde da charlas acerca de organismos genéticamente modificados, biotecnología y sus impactos sobre la sociedad, junto con los alcances bioéticos de esta área científica.