I Congresso Internacional de Ciências da Religião - "Religião: Artes e Vozes"

7 a 9 de novembro de 2016 - São Paulo - Brasil

GT- Grupos de Trabalho

 


- Programação das comunicações dos Grupos de Trabalho (dia, hora e sala)

1) GT – Filosofia, Literatura e Religião
Coordenadores: Prof. Dr. Jorge Luis Gutiérrez (Mackenzie), Prof. Dr. Mariano Pérez Carrasco (Universidad de Buenos Aires), Prof. Dr. David Torrijos Castrillejo (Universidad San Dámaso - Madrid)
Ementa: Este Grupo de trabalho aceita comunicações que tratem das relações entre filosofia, literatura e religião num autor, numa obra, num conceito, num lugar ou período. As artes e as vozes são elementos fundamentais na relação da filosofia e da literatura em sua relação com a religião. Assim, serão aceitos trabalhos que tratem das relações entre filosofia e religião na Grécia Antiga (Filósofos que trataram o tema da religião, tragédias, poesia épica. Relações da filosofia com a mitologia). No período Medieval (Escolástica, catedrais, Dante, Petrarca). Na Modernidade e na contemporaneidade (Literatura contemporânea, existencialismo, Poesia, teatro, filmes).


2) GT – Perspectivas sobre religião e linguagem
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Franklin de Sousa (Mackenzie)
Ementa: Este grupo investiga a interface entre religião e diferentes sistemas simbólicos e formas de linguagem. Serão aceitos trabalhos propondo investigações teóricas mais abrangentes ou estudos de casos que abordem a presença da religião em diferentes linguagens, como a literatura, o cinema, o teatro, entre outros.


3) GT – Migração, Religião e Identidade: os desafios do fenômeno migratório no Brasil
Coordenadora: Profª. Drª. Suzana Ramos Coutinho (Mackenzie)
Ementa: Este Grupo de Trabalho se propõe a discutir formas de elaboração da identidade religiosa dos diferentes grupos migratórios no Brasil, levando em consideração o contexto globalizado onde estão inseridos. Este GT nasce da necessidade de um maior entendimento sobre as novas configurações do cenário social, político e religioso brasileiro frente ao crescimento da entrada de imigrantes em seu território.


4) GT – Protestantismos e Pentecostalismos
Coordenadore: Prof. Ricardo Bitun e o Prof. Edim Abumanssur (PUC-SP)
Ementa: Reunir apresentação de pesquisadores preocupados com a história, expansão e teologia dos vários protestantismos e pentecostalismos no Brasil, privilegiando-se a presença publica dos protestantismos e pentecostalismos na política e na mídia. A diversidade do campo religioso no Brasil como reflexo da diversidade étnica do pais.


5) GT – A Teologia Reformada: Educação, cultura e arte
Coordenadores: Prof. Dr. Hermisten Maia Pereira da Costa (Mackenzie), Prof. Dr. Christian Brially de Medeiros Tavares (Mackenzie), Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira (Universidade Estadual de Montes Claros)
Ementa: A Teologia Reformada, mais do que assumir diversos pontos teológicos, é uma cosmovisão, que se esforça por interpretar a realidade a partir da compreensão de que o mundo é o “esplendíssimo teatro” de Deus, no qual devemos glorificá-lo em todas as nossas construções, orando por meio de nossas mãos. Partindo das construções de Calvino, Knox, Edwards, Comênio, Bavinck, Kuyper, Van Til, Clark, Dooyeweerd, Machen, Nieburh, Rookmaaker, Schaeffer, Horton, Carson, entre outros, serão bem-vindos trabalhos que estimulem uma reflexão crítica de contribuições Reformadas nestas áreas.


6) GT – Religião Popular no Brasil
Coordenadores: Profª.Drª. Lidice Meyer Pinto Ribeiro (Mackenzie), Prof. Dr. John Cowart Dawsey (USP)
Ementa: Este grupo reunirá os pesquisadores que se interessam em conhecer e estudar as diversas práticas populares da religião brasileira, incluindo suas manifestações artísticas como danças, festas, músicas, vestimentas, pinturas, bem como as devoções populares, ricas em milagres, magias e fé.


7) GT – A religião como fator de coping, resiliência e superação frente a saúde e a doença!
Coordenadores: Prof.Dr. Antonio Maspoli (Mackenzie)
Ementa: O GT visa analisar estudos e pesquisas contemporâneas sobre os modelos de saúde: saúde física, saúde mental e saúde espiritual. Avaliar as pesquisas atuais sobre a religião, psicologia e neurociência buscando compreender a religião como fator de resiliência na prevenção, cura e tratamento das doenças. Discutir modelos e métodos de pesquisas em religião e saúde mental.


8) GT – Geometria, arte e mística
Coordenadores: Profª. Drª Suelma de Souza Moraes (UFPB - Universidade Federal da Paraíba), Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
Ementa: O GT de Geometria e mística propõe aproximar pesquisadores cujo interesse central é analisar um cânone interpretativo da geometria desde o classicismo até a modernidade, com chave de leitura que privilegie o aspecto estético, a beleza ou mágico-estético, e possibilite compreensões de complementaridade no campo do esoterismo Ocidental. Incentivando o diálogo e ampliando a compreensão no campo da estética e da espiritualidade.


9) GT – Diáspora religiosa nipônica e a difusão de sua cultura em solo brasileiro.
Coordenadores: Profª. Drª Andréa Gomes Santiago Tomita, Profª. Mes. Ediléia Mota Diniz (Faculdade Messiânica, SP)
Ementa: As religiões tradicionais japonesas e as novas chegaram ao Brasil juntamente com os primeiros imigrantes no início do século XX e com os que chegaram depois. Elas serviram, inicialmente, como auxílio na manutenção de uma memória das tradições. Nas primeiras décadas tiveram um papel fundamental na preservação e reconstrução do "Japão perdido", ou melhor, do universo nipônico que os imigrantes carregaram consigo ao atravessar fronteiras. A proposta deste GT é identificar e discutir a contribuição das religiões japonesas ao mercado religioso brasileiro e como sua permanência possibilitou a difusão de elementos da sua cultura de origem, além de identificar sua realidade atual dentro e fora da colônia.


10) GT - O PROTESTANTISMO E A BÍBLIA.
Coordenador: Prof. Dr. Cristiano Camilo Lopes (Mackenzie)
Ementa: A Bíblia tem papel fundamental na formação do protestantismo e, por esse motivo, tem sido objeto de análise de diferentes pesquisas em diversos campos de estudo. Assim sendo, pretende-se, neste GT, discutir pesquisas linguísticas, socioculturais, históricas, teológicas e hermenêuticas que tenham como objetivo avaliar o texto bíblico e sua influência/papel na construção do pensamento protestante.