Sobre o Grupo de Pesquisa Delphos

Sobre o Grupo de Pesquisa Delphos


Filosofia e Religião na Grécia antiga

O grupo DELHPOS foi criado pelo Professor Dr. Jorge Luis Gutiérrez na Universidade Mackenzie de São Paulo (Brasil) em 2013, sendo seu diretor até hoje

É importante destacar que o Grupo Delphos organizou seu primeiro Simpósio em 2015, com o tema A Cidade (ἡ πόλις’), com grande ênfase na filosofia de Aristóteles. Até 2023, o grupo organizou cinco simpósios internacionais, que serviram como importantes espaços de divulgação e discussão da ciência, da educação e da cultura sobre a Antiguidade. Centrando cada simpósio, respectivamente, nos seguintes temas: a Cidade (ἡ Πόλις’), o amor (ὁ Ἔρως), o céu (ὁ Οὐρανός), a alma (ἡ Ψυχή) e o divino (τὸ θεῖον).

Cada um destes simpósios reuniu uma variedade de investigadores e especialistas nas respetivas áreas de estudo, provenientes de cerca de 30 universidades internacionais de renome, que apresentaram mais de 100 artigos científicos.

Ao longo de sua década de história, o Grupo de Pesquisa Delphos contou com o apoio do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie de São Paulo. Esse apoio institucional foi fundamental para a criação e desenvolvimento do grupo, mas hoje o Grupo de Pesquisa Delphos é uma entidade autônoma e independente, embora mantenha parceria acadêmica e fraterna com o Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie.

Estas conquistas sublinham o impacto e a relevância da investigação desenvolvida pelo Grupo de Investigação Delphos, bem como a sua capacidade de estabelecer colaborações de prestígio com instituições de renome em todo o mundo, consolidando a sua posição como referência na área dos estudos clássicos.